Powered By Blogger

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Gandes perdas da Raça Crioula em 2011

Morre BT Inteiro do Junco

O garanhão BT Inteiro do Junco morreu no domingo (16/1). Filho de La Invernada Hornero e de BT Januária, o gateado tinha 19 anos e foi vencedor do Freio de Ouro 1997 e 3º Melhor Macho na Morfologia do ano seguinte. Produziu 46 filhos com pontuação no Registro de Mérito da ABCCC.


Na Cabanha Sol de Maio, uma das proprietárias do garanhhão, BT Inteiro do Junco foi o principal pai. Lá deixou cerca de 50 filhas e, conforme Álvaro Dumoncel, dono da Cabanha, pelo menos dois potros de dois anos, bastante promissores a seguirem o desempenho do pai.




Outra grande perda que aconteceu neste mês foi General de Santa Angélica

No dia 10 de janeiro, a raça crioula perdeu mais um de seus importantes reprodutores, General de Santa Angélica, vencedor de vários prêmios na Expointer.
Filho de La Invernada Hornero e Tala de Santa Angélica, o Crioulo da Cabanha Santa Angélica nasceu em 19 de outubro de 1995 e conquistou colocações como Grande Campeão em Esteio/RS, no ciclo 1999, e Melhor Exemplar da Raça em Pelotas/RS, na mesma época. 


Outro chefe da raça que nos deixou no dia 03 deste mês foi o BT Balconero prestes a completar 24 anos. O exemplar foi campeão do Freio de Ouro em 1992 e Reservado Campeão da Expointer no mesmo ano. Além disso, está inscrito no livro de registro de mérito da ABCCC devido ao desempenho de 140 filhos e netos rankeados no Brasil. 
Balconero era irmão inteiro de BT Apache e pai comprovado, dos seus filhos podemos destacar JA Relâmpago, Uva Merlot de Santa Edwiges, Mayza do Elebê, Xiru de Santa Edwiges, Niobio da Carona entre outros.