Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Para ter sucesso com cavalos é preciso ter...


A dica para ter sucesso com cavalos é "ter paciência"!

• Paciência com seu cavalo quando ele não deixar ser escovado, ficar se mexendo ou tentar dar coices. Existem exercícios que podem ser feitos para ele melhorar tudo isto, mas todos estes demandam de conhecimento e principalmente de paciência;
     • Paciência com seu cavalo quando ele não ficar quieto quando você coloca o pé no estribo. Existem exercícios que podem ser feitos para ele melhorar tudo isto, mas todos estes demandam de conhecimento e principalmente de paciência;
     • Paciência com seu cavalo quando ele não ficar parado quando você quer conversar com seu amigo, que também está montado em um cavalo. Existem exercícios que podem ser feitos para ele melhorar tudo isto, mas todos estes demandam de conhecimento e principalmente de paciência;
     • Paciência quando seu cavalo não entra no caminhão ou trailer. Existem exercícios que podem ser feitos para ele melhorar tudo isto, mas todos estes demandam de conhecimento e principalmente de paciência;
     • Paciência quando seu cavalo empina quando sai da cocheira, empaca e não tem controle quando resolve dominar a situação. Existem exercícios que podem ser feitos para ele melhorar tudo isto, mas todos estes demandam de conhecimento e principalmente de paciência;
     • Paciência quando seu cavalo não dá os membros locomotores para ferrar, limpar no dia a dia, etc. Existem exercícios que podem ser feitos para ele melhorar tudo isto, mas todos estes demandam de conhecimento e principalmente de paciência;
     Assim, paciência com seu cavalo. Conhecimento, experiência, tempo,
     profissionais sérios, e todo um processo de relacionamento devem ser praticados entre você e seu cavalo. Sem a paciência, nenhum resultado será obtido.
     Paciência! 

Fonte: http://www.cavaloscrioulos.com.br/cronicas.php?idc=156

10 dicas para você montar seu cavalo com segurança

    
Você vai montar seu cavalo. Ele não deixa. Você vai descer do seu cavalo, ele sai de garupa. Você vai galopar seu cavalo ele sai correndo, querendo disparar. Você quer parar para conversar com seu amigo, seu cavalo fica virando, andando, etc. Seguem aqui algumas dicas para você e seu cavalo:
     • Se você monta em finais de semana, seu cavalo deve trabalhar no meio da semana, pelo menos 1 vez. Este trabalho pode ser um passeio com um caseiro ou seu funcionário. Isto serve para que seu cavalo tenha uma consistência mínima de trabalho, e também para uma condição física mínima para seu passeio;
     • Tenha equipamentos corretos para seu cavalo. Nem sempre um freio serve para o seu cavalo, podendo ser um bridão, nem sempre as ferramentas que são bonitas são as melhores;
     • Verifique os cascos de seu cavalo periodicamente. Se você sai no asfalto, seu cavalo deve ser ferrado. O casco de seu cavalo deve ser limpo pelo menos 1 vez ao dia, e antes de você montar. Isto para tirar qualquer corpo estranho que esteja na serragem ou mesmo barro.
     • Seu cavalo tem que ser escovado. Isto não é frescura. Ao escovar seu cavalo, você está retirando sujeira, que pode machucar o dorso, as patas, o rosto, quando em atrito com os equipamentos;
     • Aguarde por pelo menos quarenta minutos depois da ração para sair com seu cavalo. isto porque seu cavalo pode ter uma indigestão se trabalhado com o alimento ainda sendo digerido;
     • No passeio, não ofereça muita água ao seu cavalo. Três ou quatro goles, de uma água não muito gelada, são suficientes por parada. Isto porque a água muito gelada ou mesmo fria, no corpo quente do cavalo pode causar um sério desconforto;
     • Não dê banhos no cavalo com o corpo quente. Aguarde de 20 a 30 minutos para dar banho depois da chegada do passeio;
     • Não aperte a barrigueira de uma só vez. Ajuste-a gradativamente e lembre-se que não é o tanto de apertado que segura a sela, mas sim o posicionamento da sela no cavalo que faz com que ela fique no lugar;
     • Se o seu cavalo não deixa montar, rode a garupa dele por uma ou duas voltas e tente novamente. A cada vez que ele não deixar montar, ou sair andando, faça este exercício, sempre com calma e visando o aprendizado e não a punição;
     • Mantenha suas mantas limpas. O suor seco pode entrar em atrito com o cavalo e causar ferimentos. 

Fonte: http://www.cavaloscrioulos.com.br/cronicas.php?idc=162

Como dar banho em cavalos


Após os exercícios ou depois de uma longa caminhada, o banho é sempre a melhor maneira de refrescar e relaxar. Além de higiênico, ele proporciona conforto e descontração ao animal, aliviando as tensões físicas e mentais provocadas pela atividade física. Para os cavalos, a palavra banho significa limpeza e bem-estar. Para os donos, é um momento de lazer e sintonia com o animal.
Para ajudá-los a aplicar corretamente todas as técnicas de limpeza e massageamento em seu cavalo, preparamos 15 dicas que podem ser facilmente empregadas por você no dia-a-dia. Aproveite!
O banho ideal dura em média de 15 a 20 minutos. A escovação na ducha deve ser diária, pois é higiênica e saudável. O shampoo pode ser aplicado somente uma vez por semana.
Importante: antes de começar o banho, verifique a transpiração e a respiração do animal. Estes dois fatores devem estar dentro dos padrões normais. Caso contrário, o contato da água fria com o corpo quente e úmido do cavalo pode provocar um choque térmico.
Comece o banho sempre de baixo para cima. Molhe bem as patas, depois passe para as pernas, e bem devagar, molhe a barriga em toda sua extensão. Suba o esguicho para a garupa e siga vagarosamente em direção à cernelha.
Limpe a parte de cima dos cascos com um escova de plástico, depois levante a pata do animal e limpe com muito cuidado a ranilha, pois é uma parte bastante sensível. Em seguida enxágüe bem.
É muito importante limpar as partes sexuais do cavalo, pois geralmente é onde a sujeira fica impregnada. Use sabão glicerinado (ou o mais neutro possível) para não causar irritações na pele do animal. Se ele permitir, passe uma esponja macia e umedecida com água e sabão.
Depois de molhar o pescoço, passe para a cabeça. É indispensável limpar o focinho, o chanfro e a ganacha. Mas tudo muito suavemente. Se o cavalo não permitir que você use a escova, tente uma esponja ou use simplesmente as mãos.
Para lavar a cabeça do animal, diminua a pressão da água dobrando a mangueira ao meio. Deixe a água escorrer entre as orelhas. Se o animal estiver assustado, deixe ele olhar a ducha por algum tempo e depois repita o processo.
As orelhas não podem ser lavadas internamente, por isso tome cuidado com o esguicho. Use um chumaço de algodão e um pouquinho de óleo para remover a cera das orelhas.
Não jogue água nas narinas. Use uma esponja macia ou simplesmente a mão.
No banho com shampoo, use um balde com três partes de água para uma de shampoo. Mergulhe a luva (ou esponja) na mistura e vá passando sobre todo o corpo do animal, sempre em movimentos circulares.
Não esqueça da crina e da cauda. Após lavar a cabeça do animal, vire a crina toda para um lado e use a escova para desembaraçar. Coloque a cauda de molho no balde com água e shampoo e depois use as mãos para lavar. Se necessário, use a escova para desembaraçar.
Se o animal estiver com o pêlo ressecado, aplique um banho de creme. Leve ao fogo um frasco de creme rinse e espere até que o produto esquente e se dissolva. Depois, com o animal na sombra, aplique o creme e espere 10 minutos. Enxágüe bem e repita o procedimento de 15 em 15 dias. Caso o pêlo do animal não apresente melhora, consulte seu veterinário para um diagnóstico mais preciso.
Para terminar o banho, pegue o escorredor e passe pelo corpo inteiro do animal, de cima para baixo, acompanhando o sentido da musculatura.
Conforme ele for secando, penteie a crina e a cauda várias vezes, até que ambas fiquem bem soltas e desembaraçadas.
Para massagear o cavalo, passe a luva ou a escova em movimentos circulares, pois desta forma você estará relaxando a musculatura e ativando a circulação sangüínea do seu animal.

referencia:http://www.hipismobrasil.com.br/beleza/

Crioulaço!

Laço de Ouro e Prata em apenas quatro mãos

                                                             Fotos: Felipe Ulbrich

Vencedores da Final Nacional do Tiro de Laço comparecem ao podium

 
O público compareceu em massa ao Parque de Exposições Assis Brasil e o cavalo Crioulo, mais uma vez, mostrou-se imbatível para as altas temperaturas registradas durante a Final Nacional do Tiro de Laço 2011 da ABCCC, realizada em Esteio/RS. Entre os grandes campeões o fato inédito: o Laço de Ouro e de Prata ficaram nas mãos da mesma dupla.
Em uma disputa pra lá de emocionante os catarinenses Bráulio Vanzuit Neto e Evandro Carlos Mendes conquistaram os dois prêmios mais importantes do evento e levaram para casa cerca de 50% da premiação total, que era de R$ 70,5 mil. A dupla passou para a disputa do Laço de Ouro após conquistar a primeira colocação nas categorias de seis e oito armadas.
          
A dupla Braulio Neto (E) montando Notícia do Purunã (foto acima) e Torcacita 62 da Herança Paternal (abaixo)
Evandro Mendes (D) com  Ciranda do Vô Braulio (acima) e Dandara do Vô Braulio (abaixo) garantiram o Laço
de Ouro e de Prata na Final Nacional do Tiro de Laço em Esteio/RS.
          
O Laço de Bronze também ficou com Santa Catarina. Os laçadores Alison de Souza, montando Guapuruma Itapuí e Benício Warmeling, com Pilcha da Silva Neto levaram para casa um cheque no valor de R$ 5mil e mais um em igual valor pela conquista da categoria cinco armadas.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manuel Luís Benevenga Sarmento, lembrou que a modalidade está entre as mais importantes do cavalo Crioulo e anunciou para o ciclo 2012, que inicia na segunda-feira (17/1), a realização de duas finais nacionais. Segundo ele a medida visa a favorecer a participação de laçadores de outros estados, que representaram 30% dos participantes neste evento.
A Final nacional do Tiro de Laço teve início no sábado (15/01), quando entraram em pista 242 duplas. De lá, 233 passaram para o domingo quando foram definidos os grande campeões e também os vencedores das categorias das 5, 6, 7, 8, 9 e 10 armadas.
Durante o ciclo 2011 ocorrem 99 eventos com a participação de 7.258 animais. As provas foram realizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Brasília e Rondônia.
Conheça os vencedores:
Laço de Ouro e Prata
Braulio Vanzuit Neto montando Torcacita 62 da Herança Paternal e Notícia do Puruña e Evandro Pereira Mendes montando Dandara do Vô Braulio e Ciranda do Vô Braulio

Laço de Bronze
Alison de Souza, montando Guapuruma Itapuí e Benício Warmeling, com Pilcha da Silva Neto

Premiação por armadas
Categoria 10 armadas
Taian de Ávila montando Berberia Inteiro e Alan Soares com ARC Alma Negra – 16 voltas

Categoria 9 armadas
Ramon Barbosa com JSR Castelo e Roberto Barato com EJV Dama Farroupilha – 26 voltas

Categoria 8 armadas
Braulio Vanzuit Neto montando Torcacita 62 da Herança Paternal e Evandro Pereira Mendes montando Dandara do Vô Braulio – 16 voltas

Categoria 7 armadas
Ramon Barbosa com Garoa da Morada Nova e Roberto Barato com Flor de Masanilha da Morada Nova – 15 voltas

Categoria 6 armadas
Braulio Vanzuit Neto montando Notícia do Puruña e Evandro Pereira Mendes montando Ciranda do Vô Braulio – 10 voltas

Categoria 5 armadas
Alison de Souza, montando Guapuruma Itapuí e Benício Warmeling, com Pilcha da Silva Neto


Fonte: ABCCC